top of page

quem somos

      O Grupo Interinstitucional Queixa Escolar (GIQE) é constituído por psicólogas e psicólogos que desenvolvem ações e discutem temas relacionados a processos de produção das queixas escolares. Desenvolvem e divulgam novas práticas de atendimento psicológico.              
   

     Entendem que o ser humano é socialmente constituído, nas relações com os diversos âmbitos da vida coletiva. Assim, o GIQE é crítico às abordagens que desconsideram os processos escolares, sociais e históricos na produção das dificuldades de escolarização.

 

    O coletivo reúne-se mensalmente, realizando estudos, debates, articulações, apoio mútuo e implementação de ações coletivas e de gestão junto ao poder público.
     

     É parceiro do Sistema Conselhos de Psicologia (CFP e CRPs), Sindicato dos Psicólogos de São Paulo (SinPsi), Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), entre outras entidades. Realizou quatro Encontros Interinstitucionais de Atendimento Psicológico à Queixa Escolar.

   Participou do Ano da Educação no Sistema Conselhos de Psicologia, das Conferências municipais e estadual de Educação, da organização de debates sobre a medicalização da vida escolar e da violência nas escolas, entre outros eventos de formulação de políticas públicas. 
 

      É membro do Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade e do Núcleo Temático de Psicologia e Educação do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo - CRP-SP.
 

   Promoveu ações contra o “PL da Dislexia”. Apoia projetos que inserem psicólogos na rede pública de Educação.


     O GIQE vem promovendo avanços nas necessárias mudanças paradigmáticas de atendimento psicológico a problemas de escolarização, consoantes com sua concepção de ser humano e de mundo.

PARTE DA HISTÓRIA DO GRUPO INTERINSTITUCIONAL QUEIXA ESCOLAR

giqeiras e giqeiros

conheça as formigas

ALECXANDRA MARI ITO

Psicóloga Licenciada pela IP-USP em 1994, pós-graduada em Saúde Coletiva pela UNIFESP/EPM em 1999, e aprimoramento em Orientação à Queixa Escolar pelo Instituto de Psicologia da USP em 2008, desenvolve trabalhos sob a perspectiva da educação inclusiva, já atuou no setor público e atualmente participa de pesquisa sobre a saúde e condições de trabalho dos profissionais da educação.

ALINE ELEUTERIO MATOS

É mestra em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, docente no curso de Pedagogia da Universidade de Mogi das Cruzes, Pedagoga e graduanda do último semestre em Psicologia (bacharel e licenciatura). Atua na educação pública há 10 anos e é membro do GIQE desde 2019.

ANA LÚCIA ADRIANA COSTA E LOPES

Possuo graduação em Psicologia e licenciatura em Psicologia da Educação pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (1996) e mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense- UFF/Niterói (2006), sou doutoranda na mesma universidade. Integro o Grupo bakhtiniano de estudos e pesquisa- ATOS-UFF, com estudos das temáticas: infância, aprendizagem e atendimento especializado. Atualmente trabalho na Supervisão de Atenção à Educação na Diversidade da Secretaria de Educação/JF.  alaclopes@gmail.com

ANA KARINA AMORIM CHECCHIA

Possui graduação em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IPUSP), Mestrado e Doutorado em Psicologia Escolar pelo IPUSP e Pós Doutorado pela Faculdade de Educação da USP (FEUSP). Atualmente é Professora contratada de Psicologia da Educação na FEUSP, docente do curso de graduação em Psicologia na Universidade Paulista (UNIP-SP) e Coordenadora do Curso de Especialização em “Psicologia e Educação” na UNIP-SP. É membro do Laboratório Interinstitucional de Estudos e Pesquisa em Psicologia Escolar - LIEPPE do IPUSP e da ABRAPEE. E-mail: anakarina.ak.ac@gmail.com.

ANABELA ALMEIDA COSTA E SANTOS PERETTA

Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1997), aperfeiçoamento em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1999), mestrado e doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (2002 e 2008, respectivamente). Atualmente é Professora Adjunto 4 da Universidade Federal de Uberlândia, onde ministra aulas na graduação em Psicologia e em cursos de Licenciatura, supervisiona estágio em Psicologia Escolar. É membro do Núcleo Uberlândia do Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade. Tem desenvolvido pesquisas sobre a atuação e formação do psicólogo para atuar no campo da educação e sobre a medicalização da educação. Tem experiência na área de Psicologia Escolar. Atuando principalmente nos seguintes temas: atuação e formação do psicólogo escolar, registros escolares, cadernos escolares, medicalização da educação, pesquisa etnográfica, escola pública, cotidiano escolar.

ANDRÉ PERUSSI SALINA

Psicólogo, formado em 2019 pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Especializando em Psicologia e Educação pela Universidade Paulista. Profundamente apaixonado pela educação, em especial pelos temas de Educação Popular e Educação de Gênero e Sexualidade.

20230310_084744~2 - Beatriz Souza.jpg

BEATRIZ DE PAULA SOUZA

Psicóloga e Mestre em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da USP, onde coordena o Serviço Orientação à Queixa Escolar (site de mesmo nome)/LIEPPE. Organizadora de livros como Orientação à Queixa Escolar, Medicalização de Crianças e Adolescentes (este como representante do GIQE) e Educação, Infâncias e Natureza. Autora de Histórias de Educação: viagens e "viagens” e de artigos e capítulos de livros de Psicologia e Educação. Uma das fundadoras do GIQE.

BEATRIZ PINHEIRO MACHADO MAZZOLINI

Mestre e Doutora em Psicologia da Aprendizagem e do Desenvolvimento Humano pelo IPUSP. Especializações nas áreas de Ludoterapia, Psicomotricidade e Psicopedagogia. Docente de cursos de graduação em Psicologia e pós-graduação em Psicopedagogia.

Coordenadora do EPsiBA – Espacio Psicopedagógico de Buenos Aires -, em São Paulo. Atuação na área clínica, interesse no estudo da Clínica Contemporânea e da Educação de qualidade.

CÉSAR ROTA JÚNIOR

Psicólogo, especialista em Psicologia Educacional (UNIMONTES), mestre em Desenvolvimento Social (UNIMONTES) e doutor em Educação (FAE/UFMG). Professor e supervisor de estágios no campo da Psicologia Escolar/Educacional. Atua como psicólogo clínico, atendendo crianças e adolescentes com queixas escolares. Pesquisa na área da história da psicologia e da psicologia escolar/educacional.

DANIELA RIBEIRO STORT GONZÁLES ROJAS

É graduada em Psicologia pela Universidade Metodista de Piracicaba (2000), Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2007) e cursou aperfeiçoamento em Orientação à Queixa Escolar na Universidade de São Paulo (2013). Tem experiência de quinze anos na área de Educação, com ênfase em Psicologia Escolar e trabalha como psicóloga na Prefeitura do Município de Jaguariúna desde o ano de 2006.

DEBORAH ROSÁRIA BARBOSA

Professora adjunta do Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FAFICH) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutora em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP), 2011. Mestre em Psicologia Escolar pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCAMP), 2001. Licenciada, bacharel e psicóloga pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), 1998. Professora dos cursos de graduação em Psicologia e Fonoaudiologia na UFMG. Contatos: E-mail: deborahbarbosa@usp.br ou (031) 9 9210-3155. Sala 4050 da FAFICH na UFMG em Belo Horizonte - Minas Gerais.

EDUARDO F. PRATES

Psicólogo graduado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Possui aperfeiçoamentos em Fundamentos da Psicanálise e sua Prática Clínica, pelo Instituto Sedes Sapientiae e em Orientação à Queixa Escolar, pela Universidade de São Paulo. É mestre em Psicologia Social, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atua como psicólogo clínico na Estima Psicologia e em Consultório Particular, a partir da psicoterapia breve de orientação psicanalítica. Email: eduardofprates@gmail.com / Celular: (11) 98419-5064

Coordenadora do EPsiBA – Espacio Psicopedagógico de Buenos Aires -, em São Paulo. Atuação na área clínica, interesse no estudo da Clínica Contemporânea e da Educação de qualidade.

FABIOLA GHILARDI

Formação em Psicologia pela UNiFMU 2003, desde 2004 trabalha com psicologia clínica no atendimento de crianças e adolescentes. Fiz parte do grupo Semear em 2004, ong que presta atendimento a crianças em situação de abrigo. Fiz aprimoramento em 2005 na Clínica da Puc em Psicologia Analítica. Expatriação de 5 anos (Itália), mais de 12 anos de experiência em Psicologia Organizaconal em empresas Multinacionais. Fiz parte do Grupo de Estudos em Orientação a Queixa Escolar (2017), o grupo permanece durante este ano (2018). Entrei para o Giqe em 2017 a convite da Bia. CRP 06/73968

FERNANDA DE LIMA RODRIGUES

Mestre pelo Programa Educação: Psicologia da Educação, na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC SP. Especialização "Psicologia e Educação", pela Universidade de São Paulo - UNIP. Aprimoramento "Orientação à Queixa Escolar", no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo - IPUSP. Graduação em Psicologia pela Universidade Mackenzie. Graduada em Pedagogia na Faculdade Paulista São José. Experiência como docente no Ensino Superior e psicóloga escolar na rede privada de ensino. Psicóloga de Centro de Referência de Assistência Social - CRAS do município de Barueri. Representante suplente da ABRAPEE no Fórum Municipal de Educação (São Paulo). Membro do Núcleo Temático Metropolitano Psicologia e Educação do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (CRP-SP).

FERNANDA RIMOLI

Psicóloga e Arteterapeuta clínica e escolar. Graduação em Psicologia pelo Mackenzie. Aperfeiçoamento na U.S.P em Orientação à queixa escolar. Especialização em Arteterapia no Instituto Sedes Sapientiae.Experiência em atendimento clínico e institucional a crianças, adolescentes e adultos. Foi funcionária pública durante 6 anos, com foco na promoção de saúde e trabalhos educativos, efetuados na Prefeitura de Santana de Parnaíba. Projetos criados em rede e grande experiência com pessoas, diversidade de culturas.Longa atuação em escolas de Educação infantil, possuindo experiência no relacionamento com crianças, pais e professores. Responsável pelo desenvolvimento infantil, atuação com as dificuldades emocionais e de aprendizagem.

IARA SUSI MARIA SILVA

Psicóloga pela PUC-SP (2011); Mestre em Educação: Psicologia da Educação pela PUC-SP (2019). Fez o Aperfeiçoamento em Orientação à Queixa Escolar pelo Instituto de Psicologia – USP (2016) e Aprimoramento Clínico Institucional pelo Instituto Sedes Sapientiae (2015). Trabalha com Psicologia Escolar (desde 2012) e Atendimento Clínico (desde 2017) na cidade de São Paulo, atuando com inclusão escolar, formação docente e saúde mental na infância e adolescência.

JANAINA ANTUNES

É graduada em Psicologia pela USF de Itatiba (2002), Mestre em Psicologia Educacional pela UNICAMP (2013), doutoranda em Educação pela UNICAMP e membro do grupo de pesquisa DiS – Diferenças e subjetividades em Educação. Trabalha como psicóloga na Prefeitura Municipal de Jaguariúna desde 2009, com experiências nas Secretarias de Saúde e Educação. É professora eventual no Centro de Aperfeiçoamento em Psicologia Escolar de Porto Alegre e no Centro Cultural Esperança Vermelha, em Campinas.

JAQUELINE LIMA DA SILVA NERY

Psicóloga formada pela Universidade Paulista - UNIP (2017). Possui Especialização em Psicologia Fenomenológico-Existencial pelo Existere (2018). Especialista em Educação e Psicologia pela Universidade Paulista - UNIP (2020). Realizou o curso de Atualização em Orientação à Queixa Escolar - IP-USP (2019). É mestranda em Educação na PUC-SP (2021) e sentipensante.

LILIAN SUZUKI

Psicóloga com aperfeiçoamento em Orientação à Queixa Escolar e especialização em Psicanálise. Especialista em Psicologia Escolar/Educacional pelo Conselho Federal de Psicologia. Professora de curso de graduação e pós-graduação. Psicóloga Escolar em Serviço de Apoio Psicopedagógico de Ensino Superior. Psicóloga Clínica atuando principalmente nos seguintes temas: queixa escolar, psicanálise e desenvolvimento humano. Co-autora do livro: Universos Diversos em Diversos Universos. Elaborou o glossário do livro Subjetividade e Objetividade: relação entre desejo e conhecimento. Integra o Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade, o Grupo Interinstitucional Queixa Escolar – GIQE e a Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional – ABRAPEE. Conselheira Efetiva do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (gestão 2019-2022).

LUÍS ANTÔNIO GOMES DE LIMA

Possui graduação em Psicologia pelo Instituto de Psicologia - Universidade de São Paulo (1990), mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (1998) e doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (2009). Atualmente é Ensino de graduação da Universidade São Judas Tadeu e Professor universitário do Instituto de Ensino Superior Vera Cruz. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Escolar. Atuando principalmente nos seguintes temas: História da Psicanálise - Brasil, crianças, Psicanálise e Educação, Marcondes, Durval, 1899-1981.

MARIA DA PENHA TAMBURÚ IVANCHUK LOPES

Graduação em Psicologia pela Universidade de Guarulhos, especialista em psicopedagogia e em terapia familiar e de casal pela PUC-SP, especialista clinica pelo CFP, aperfeiçoamento em orientação a queixa escolar pela USP em 2004 e mestrado em Adolescente em conflito com a lei, tendo como pesquisa a inclusão de ACL nas escolas de São Paulo. Atua há mais de 20 anos na psicologia escolar e clínica e há 14 anos na docência em cursos de graduação em psicologia, com disciplinas ligadas a área escolar e supervisão de estágios. Atualmente também atua na pós-graduação ministrando aulas em cursos ligados à área escolar. Na sub-sede do CRP do Grande ABC está como como coordenadora no Núcleo de educação e integrante do núcleo ABEP grande ABC.

MARIA LÚCIA VIDAL MATTOS

Psicóloga Graduada em Psicologia e Licenciatura em Psicologia pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora. Mestre em Comunicação e Cultura pela ECO / UFRJ. Psicóloga Escolar da Prefeitura de Juiz de Fora de 1983 a 2016. Professora de Psicologia Escolar do Curso de Psicologia da UniAcademia /JF e coordenadora de Estágios Básicos e Específicos.

MARIA ROZINETI GONÇALVES

Psicóloga com especialização em Terapia Familiar e de Casal pela PUC-SP, em Psicologia Social e Institucional pela Unimarcos e em Atendimento Sistêmico a Famílias e Redes no Instituto Familia. Atuou como Psicóloga no Ambulatório de Deficiência Mental das Casa André Luiz por 16 anos, sendo os 3 últimos como Coordenadora de Equipe Interdisciplinar e atua há 10 anos como Psicóloga Escolar no Externato São Judas. Acesso ao Lattes:http://lattes.cnpq.br/5750664333808639

MARIANA DIAS BENEDETTI

Psicóloga formada pela Universidade São Judas Tadeu (2015). Especialista em Psicologia e Educação pela Universidade Paulista (2017). Realizou aperfeiçoamento em Orientação à Queixa Escolar no Instituto de Psicologia da USP (2018). Atua como Psicóloga no Projeto Educação em Rede no Instituto C, que é uma ONG que trabalha com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, realizando atendimento multidisciplinar. É membro do Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade, do Grupo Interinstitucional de Queixa Escolar (GIQE) e da Comissão Organizadora do I, II e III Encontro de Psicologia e Educação (2016, 2017 e 2018 respectivamente).

MÔNICA CINTRÃO FRANÇA RIBEIRO

Psicóloga pela Universidade Paulista (UNIP). Doutora e Mestre em Psicologia na área Psicologia Escolar e Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IP-USP). Especialista em Psicopedagogia (UNIP). Aperfeiçoamento em Orientação a Queixa Escolar (IP-USP). Pesquisadora, Professora, Supervisora de estágio na área Psicologia Escolar no curso de Psicologia da Universidade Paulista (UNIP), Conselheira do CRP-SP (gestão 2019-2022).

POLIANA DA PAZ BONFIM
Psicóloga formada pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, especialista em Gestão Escolar pela IBTA e MESTRE em Psicologia Social pela PUCSP. Atua na área de Psicologia e Educação desde 2006.

PRISCILA FIGUEIREDO BILINKSI

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Paulista (2015) é especialista em Psicologia e Educação também pela Universidade Paulista (2017), atualmente cursa especialização em Gestalt Terapia no Instituto Gestalt de São Paulo. Tem experiência com Psicologia Clínica.

RICARDO TAVEIROS BRASIL

Psicólogo formado pela Universidade São Judas Tadeu, mestre em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo e docente do Curso de Psicologia do Centro Universitário UNINASSAU (Salvador - BA). Foi tutor do Curso de Especialização Educação, Pobreza e Desigualdade Social (SECADI/MEC - Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação e da FACED/UFBA - Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia). Dedica-se principalmente aos seguintes temas: referenciais teórico-críticos em psicologia escolar, formação em psicologia, psicanálise, psicologia do desenvolvimento, psicologia social, medicalização da educação e atendimento psicológico às queixas escolares em interlocução com instituições de ensino. É membro do Grupo Interinstitucional Queixa Escolar e do Fórum Sobre Medicalização da Educação e da Sociedade.

ROXANA CHRISTEO TAVARES AMORIM MENEZES

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Paulista (2014), ensino-medio-segundo-grau pela Escola Estadual Professora Oscarlina Araújo Oliveira(2006) e aperfeiçoamento em Orientação à Queixa Escolar pelo Instituto de Psicologia - USP(2016).

RUZIA CHAOUCHAR DOS SANTOS

Psicóloga graduada pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) campus Cuiabá. Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFMT). Cursou o aperfeiçoamento em Orientação à Queixa escolar na Universidade de São Paulo (IP/USP). Doutoranda em Educação: Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Dedica-se à investigação de temas relativos à Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem, Teoria Histórico-Cultural e Saúde Mental.

SELENE APARECIDA MOURA SCHIAVO

Psicóloga, Bacharel e Licenciada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2007). Especialista em Arte e Educação. Aprimoramento Profissional Clínico Institucional, em Integração Psicofísica na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Aperfeiçoamento em Orientação à Queixa Escolar, pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Atuação em instituições do terceiro setor na área educacional e social. Tem experiência em Psicologia com foco Educacional e Clínica, na região de São Paulo e Caieiras - SP.

SUNG HWAN AHN

É graduando em Psicologia, matriculado no segundo ano, pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (2016). Tem se interessado por pesquisa na área de aprendizagem, relações entre afeto e cognição e linguagem.

THAIS SANTOS TRAJANO

Possui graduação em Psicologia pela Universidade São Judas Tadeu (2017). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Educação, atuando principalmente no seguinte tema: psicologia escolar, medicalização, ocupações estudantis.

TAMIRIS LOPES FERREIRA

Psicóloga formada pela Universidade São Judas Tadeu (2016). Participação no Regime de Iniciação Científica (2015-2016) em Psicologia escolar e educacional pela Universidade São Judas. Membro do Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade, Grupo Interinstitucional Queixa Escolar e Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional. Tem interesse, principalmente nos seguintes temas: Referenciais teórico-críticos em psicologia escolar; Sócio-histórica; Histórica-cultural; Psicologia social; Medicalização da educação; atendimento psicológico às queixas escolares; Influência familiar na trajetória escolar. Atualmente trabalha como psicóloga clínica na Estima Psicologia.

VALÉRIA CAMPINAS BRAUSTEIN

Graduada em Psicologia pela Universidade Paulista (1988), Pedagogia pela Universidade Nove de Julho, Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Universidade Nove de Julho , cursou aperfeiçoamento em "Queixa Escolar" na Universidade de São Paulo, é Mestre em Educação, pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo na área de psicologia e educação Doutoranda na UNIFESP no programa de educação e saúde na infância e adolescência. Tem experiência de aproximadamente duas décadas na área de Educação, com ênfase em Psicologia Escolar e Educação Especial, com atividades na área Clínica, educacional e Psicopedagógico , aborda principalmente os seguintes temas: deficiência, transtornos do desenvolvimento, inclusão , desenvolvimento, aprendizagem, psicologia, queixa escolar e educação. É docente da UNIP, nos cursos de graduação em psicologia e pedagogia, colaboradora de grupos de pesquisa com os temas educação, psicologia escolar e social e deficiência , dirige e coordena o Núcleo de Desenvolvimento Mosaicos, prestou consultoria educacional, participando de equipe de avaliação externa e formação de professores no município de Barueri durante 4 anos. Assessora de NAAPA por 12 meses.

VICTOR ALEXANDRE FERREIRA DE ALMEIDA

Psicólogo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), foi estudante Prounista. Possui especialização em Psicologia e Educação pela Universidade Paulista (UNIP). É mestrando com bolsa CNPq no Programa de Estudos Pós-graduados em Educação: Psicologia da educação na Pontifícia Universidade Católica - PUC-SP. É membro do grupo de estudos em Vigotski e Marx do LIEPPE. Estudou violino no CEU Butantã e no Projeto GURI da Prefeitura de São Paulo. Foi estudante da EMEF Des. Amorim Lima (2001-2008).

bottom of page